quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FUNÇÃO DO PREPARADOR FÍSICO MODERNO

Qual é a função do Preparador físico?


De uma maneira geral, para o Professor Estélio Dantas, o Preparador Físico, independente da modalidade esportiva, têm dentre suas responsábilidades a preparação neuro-muscular, a preparação orgânica (cardiovasculo-pulmonar) e a periodização do treinamento.
Pensando especificamente no futebol, Elio Carraveta Coordenador da Preparação física do Internacional RS, afirma que cabe ao preparador físico o aperfeiçoamento dos componentes primários do treino. Em outras palavras, é sua função o equilíbrio do desenvolvimento das qualidades motoras: velocidade, resistência, força, flexibilidade, agilidade e coordenação.
Mas, uma colocação importante faz o Professor Emilio Faro, Profissional com mais de 20 anos de experiência no futebol, que diz que para saber a função do Preparador Físico é preciso considerar se o mesmo veio com o treinador ou se já era do clube. Se já veio com o treinador, o grau de confiança, fará do preparador uma pessoa específica ou um auxiliar abrangente, que tem direito a múltiplas opiniões e funções.
Hoje em dia o papel do preparador físico passou a ser muito mais do que simplesmente treinar as capacidades físicas do atleta, extrapolando o viés fisiológico, sendo necessária a sua participação na formatação do modelo de jogo da equipe. Assim como é realizada a preparação física no Barcelona, comandada pelo Professor Francisco Seirul-lo Vargas, que afirma não realizar os tradicionais RASTs, Yo-Yos, testes de velocidade de limiar de lactato, altura de salto, e outros. Resumindo, para o Preparador, a melhor  avaliação é o futebol apresentado e o resultado dos jogos.
"Paco" Seirul-lo, Preparador Físico do Barcelona (desde 1994)

E o que vemos é que com a evolução do futebol, não se pode limitar um preparador físico a apenas cuidar do treino físico, de forma fragmentada, é preciso pensar no futebol como um todo, e o Preparador Moderno precisa entender de Tática também, para auxiliar na estruturação dos treinamentos.
Partindo das informações anteriormente citadas, e pelo que vai caminhando o futebol, podemos afirmar que os Preparadores Físicos Modernos hoje são Auxiliares Técnicos.

Um comentário:

  1. Hola, los invitamos a visitar nuestra web www.evaluaciondeportiva.com Tenemos para la venta instrumentos de avaliaçao esportiva.

    Saludos

    ResponderExcluir