quinta-feira, 19 de junho de 2014

A ESPECIFICIDADE NA APLICAÇÃO DO TREINO PARA FUTEBOLISTAS




O futebol pode ser entendido como um jogo de extrema complexidade fisiológica, com ações específicas que evidenciam uma tipologia de esforço de grande diversidade e que metabolicamente revela-se de forma variada. Que em função da natureza intermitente do seu esforço e pela ampla faixa de intensidade que o caracteriza, o futebolista deve privilegiar no seu treino aspectos distintos como força explosiva, velocidade e resistência anaeróbia.


Sargentim (2010), acredita que “o jogador de futebol não necessita da velocidade de um corredor de 100 metros, da força de um halterofilista, da flexibilidade de um bailarino, da capacidade aeróbia de um maratonista”. 

Exato! O futebolista apenas e só deverá possuir um conjunto de características que o torna eficiente na modalidade que pratica! E que características necessita? Força (chutar ou sprintar), Velocidade (sprintar) e Resistência (correr).

 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

TREINAMENTO DE FORÇA NO FUTEBOL


Treinamento de força no futebol: mais do que uma realidade, uma necessidade.
A importância da prática, suas diferentes manifestações, princípios, respostas e adaptações. Qual é a idade ideal para iniciação de treino para essa valência? 
A força é observada a todo o momento no futebol: nos contatos com a bola (chute, passe, cabeceio), nas corridas, nas arrancadas em velocidades ou sprints, nos saltos, nas mudanças de direção, nos giros, nas fintas, acelerações e desacelerações, disputas de bola contra os adversários e outras diversas situações.

Por
Délio Barboza de Sá Júnior 

sexta-feira, 30 de maio de 2014

"10 ALIMENTOS IMPORTANTES NO ESPORTE"

Pode parecer que não, mas a alimentação desempenha um papel fundamental na performance de quem pratica atividade física. Não estamos falando de quantidades, nem sequer de comidas muito elaboradas. Pelo contrário! Há um conjunto de alimentos muito básicos que ingeridos com ponderação e no timing certo, podem ajudar o corpo a esticar os seus limites ou  recuperar mais rapidamente do esforço despendido. Elaborámos esta lista com base na nossa escassa experiência e nos conselhos que amigos (esses sim verdadeiros desportistas) nos foram passando ao longo dos anos. Fiquem com os 10 alimentos essenciais para desportistas e já agora, depois de os comerem, pratiquem atividades físicas!

domingo, 25 de maio de 2014

"CARDÁPIO DE UM ATLETA"

Como se constitui uma boa alimentação de um Atleta

Se você pratica qualquer tipo de atividade física e deseja um melhor rendimento nos treinos é importante mudar seus hábitos alimentares, para que você possa atingir qualquer objetivo, tão importante quanto um bom treino é uma boa alimentação.
A pirâmide alimentar é um guia que serve de instrumento informativo para a população em geral sobre os grupos de alimentos e tem como objetivo identificar todos os alimentos de forma didática e atrativa, visando à promoção da saúde, dos bons hábitos alimentares e à melhoria do estado nutricional da população. Os guias alimentares devem também respeitar os hábitos alimentares, o custo e a disponibilidade de alimentos regionais. 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

POSTAGEM ESPECIAL: REGENERATIVO, DEFINITIVAMENTE NÃO !

Por Dr. Arthur Guzzo Fraccanabbia

(Imagem Web)
Quem já não escutou dentro do futebol a famosa frase : os atletas realizaram um treino regenerativo !
Pois é, vamos tentar entender um pouco sobre isso de modo simples e rápido. No dia seguinte a um jogo, preparadores físicos costumam fazer um "regenerativo" com seus atletas. Primeira pergunta : Regenerar o que ? 

sábado, 16 de novembro de 2013

AS NOVAS TENDÊNCIAS DO TREINAMENTO DE FORÇA NO FUTEBOL



 A força é a capacidade física mais importante no ser humano desde as atividades mais simples até os desportistas de alto rendimento (Sargentim, 2010). Sem a força não existe movimento e sem movimento não tem nenhuma atividade física. Após a ação muscular acontecer todas as outras capacidades físicas recorrentes ao esporte (velocidade, resistência, flexibilidade, coordenação, lateralidade, entre tantas) agem e são solicitadas.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pato Branco Esporte Clube, usa Tecnologia em Treinamentos.


 Os atletas do Pato Branco Esporte Clube estão contando com um equipamento de ponta para melhorar a qualidade de seus treinamentos. O aparelho, que mescla componentes produzidos no Brasil e na Finlândia, é capaz de medir a carga de treino dos atletas de forma individual, ajudando assim o trabalho do Preparador Físico  Chico Matchuca.


terça-feira, 2 de julho de 2013

CHICO MATCHUCA ASSUME A PREPARAÇÃO FÍSICA DO PATO BRANCO ESPORTE CLUBE - PR





O PATO BRANCO ESPORTE CLUBE do Paraná, já tem o seu Preparador Físico para o Campeonato Paranaense da 3º Divisão 2013, trata-se do Professor Chico Matchuca, Paranaense natural da cidade de Guarapuava, que hoje reside em Ivai,  também no Paraná.

sábado, 22 de junho de 2013

O MICROCILCO DO TREINO DE FUTEBOL

       O treino de futebol é organizado por períodos de treino, definidos pelo Macrociclo, que representa toda a organização do treino durante um certo período de treino; Mesociclo que divide o Macrociclo em partes menores e está associado ao princípio da sobrecarga e princípio da interdependência volume vs intensidade e Microciclo, que vamos estudar neste artigo, definido como a menor fração do processo de treino.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS PEQUENOS CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL

Por Prof. Carlos Alberto

Quando vemos na televisão, nos jornais ou em revistas o sucesso alcançado por clubes
como o Cruzeiro, São Paulo e o Santos, a ideia que nos dá é que o futebol brasileiro possui uma
certa estrutura e organização, mas a realidade é bem diferente.
As dificuldades encontradas nestes pequenos clubes serão elucidadas a seguir.
 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

CHICO MATCHUCA ASSUME A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ATLETICO CANOINHAS - SC




O CANOINHAS ATLETICO CLUBE de Santa Catarina, já tem o seu Preparador Físico para o Campeonato Catarinense da Divisão Especial de 2013, trata-se do Professor Chico Matchuca, Paranaense natural da cidade de Guarapuava, que hoje reside em Ivai,  também no Paraná.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A ESPECIFICIDADE NA APLICAÇÃO DO TREINO PARA FUTEBOLISTAS

Por  Sandro Sargentim


 
 É comum observarmos clubes estruturados, com diversos profissionais de alto nível compondo os departamentos médico, fisiológico e nutricional, aplicando treinamentos retrógrados e defasados com métodos não específicos para o movimento do futebolista em campo, tais como corrida longa contínua ou intervalada, treinos em caixas de areia ou na praia, e exercícios de musculação com aparelhos, em especial em cadeia cinética aberta.