quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

POSTAGEM ESPECIAL: REGENERATIVO, DEFINITIVAMENTE NÃO !

Por Dr. Arthur Guzzo Fraccanabbia

(Imagem Web)
Quem já não escutou dentro do futebol a famosa frase : os atletas realizaram um treino regenerativo !
Pois é, vamos tentar entender um pouco sobre isso de modo simples e rápido. No dia seguinte a um jogo, preparadores físicos costumam fazer um "regenerativo" com seus atletas. Primeira pergunta : Regenerar o que ? 
Vamos a alguns conceitos...
Regeneração é a capacidade dos tecidos, órgãos ou mesmo organismos se renovarem ou ainda de se recomporem após danos físicos consideráveis. Deve-se à capacidade das células não afetadas de se multiplicarem e, em acordo com a necessidade, de se diferenciarem, a fim de recompor a parte lesionada. Segundo o que mostra as palavras em vermelho, as células que devem sofrer este processo não podem ter sido afetadas, ou melhor dizendo estarem vivas, pois para recuperar uma célula em primeiro lugar a mesma deve estar viva, acredito ser algo óbvio esta informação.
A capacidade de regeneração tecidual depende do tipo de célula, tecido ou órgão afetados pela injúria. Eis que então surge o problema, que parece ser pouco conhecido : O tecido muscular é permanente e estável, NÃO tendo capacidade de regeneração ! 
(Imagem Web)

E agora ? O que dizer disso ?

Acredito que falta atualização dos profissionais que usam esta terminação ou então uma boa leitura em um livro de histologia humana.
Há ainda aqueles que digam, que o " regenerativo"  um dia após atua como :
a ) Aumenta o fluxo de sangue nos músculos para limpar impurezas.
 Quer dizer que só existe fluxo sanguíneo adequado quando corremos ou realizamos atividade física ? Limpar impurezas ? Será que alguém tem o conhecimento sobre este tema, e saberia descrever de qual substrato é originado um dos principais responsáveis pela "limpeza" ? Se for ler e procurar, verá que este, atua em qualquer condição, e não apenas com um trote ou caminhada.

 b ) Remove lactato.
      Sobre esta alegação, não irei perder meu tempo escrevendo sobre tal absurdo, e resumo tudo com uma única palavra: IGNORÂNCIA !


Ainda se fosse usado o termo recuperativo, quem sabe não seria tão fora de contexto, mas regenerativo definitivamente não! Alguém já viu um paciente de algum hospital sair para dar uma caminhada ou um trote para se recuperar ou se "regenerar" ?  Será que a medicina ainda não sabe desta técnica revolucionária adotada pelos educadores físicos? Acredito não ser o caso, não é !
A regra básica para uma melhor recuperação de um atleta é : repouso - hidratação - alimentação !


Outro ponto que chama muito a atenção é o fato nutricional, visto pela bioquimica como um verdadeiro desastre com o que fazem com os atletas. E ainda por cima querem que o sangue leve até a musculatura nutrientes, mas mal sabem eles que primeiro temos que ter os nutrientes para depois levar. Isso sem contar em todo o complexo envolvido nisso como enzimas, co-enzimas, fatores, co-fatores e etc... Este ponto não vem ao caso, pois será tema e um novo texto.
(Imagem Web)
Se usarmos um exemplo bem idiota para seguir a linha lógica : " Um ajudante de pedreiro, descarrega sozinho 5 caminhões de tijolo em um dia, e no outro dia, seu patrão lhe diz, - hoje para descansar e "regenerar" você em vez de folga terá que descarregar apenas 2 caminhões de tijolo "Vale lembrar que toda a carga é carga por menor que a mesma seja, e em vez de ajudar, atrapalha e soma ao dano já sofrido. Frases como - hoje é bem fraco ! Mas fraco pra quem ? Naquele momento este fraco se torna forte pela debilidade que ainda o tecido muscular passa.
Troque seu vocabulário, esqueça o termo regenerativo e reavalie suas atitudes com seus atletas, a não ser que seus atletas sejam lagartixas, pois aí sim, cortando o rabo, este se regenera !


(Imagem Web)


Abraço a todos...

Postagem Especial por
Dr. Arthur Guzzo Fraccanabbia


Fisiologista e bioquímico esportivo

- Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Esportiva

- Membro da Sociedade Argentina de Fisiologia do Exercício

- Membro do American Colegge of Sport and Medicine
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário