quarta-feira, 12 de outubro de 2011

OVERTRAINING


A busca pelo rápido resultado é algo muito comum entre jovens e alguns profissionais, que acabam exagerando na quantidade de treinos e suplementos. Isso resulta em problemas sérios no corpo humano, o chamado overtraining, que também pode ocorrer por falta ou desqualificada orientação de um profissional da área. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mais da metade dos jovens que "puxam ferro", fazem a atividade sem nenhum acompanhamento. Cada um tem o seu estereótipo e formação óssea, os exercícios que fazem bem para um, podem prejudicar a saúde do outro. O ideal é descansar pelo menos um dia para voltar a treinar o mesmo grupo muscular. Do contrário, o músculo não cresce e possíveis problemas começam a surgir.

Com a crescente explosão do profissionalismo desportivo e a super valorização do corpo perfeito, a busca pelos melhores resultados tem levado atletas e praticantes de atividades físicas a realizarem altos volumes de treinamento.

Porém, ao invés de trazer benefícios, o excesso de estímulos impede as adaptações fisiológicas e pode levar ao overtraining, um sério problema que acontece quando o organismo é submetido a uma sobrecarga exagerada sem que haja o devido descanso, levando a graves alterações cardiovasculares, metabólicas, hormonais, motoras e psicológicas que causam estagnação ou perda significativa de desempenho (Kuipers, 1996).

Overtraining no sentido literal é treinar demais, conforme a evolução do treinamento de pesos, overtraining se tornou um estado físico.
O overtraining ocorre quando uma pessoa treina de uma forma tão intensa e frequente na qual o corpo não tem tempo de se recuperar até a próxima sessão “mortífera” de treino.

Sintomas de overtraining
• Irritabilidade
• Agressividade
• Cansaço
• Perda de apetite
• Insônia
• Perda de peso
• Perda no rendimento
• Resfriados constantes
• Dores de cabeça
• Impedimento do crescimento muscular
• Disfunções hormonais
• Depressão
• Ansiedade

Evite o Overtraining!

- Evite treinar o mesmo grupo muscular mais de duas vezes por semana, em muitos casos treinar duas vezes já é um exagero, mas quem vai determinar isso é o seu corpo.
- Não treine mais que uma hora por dia.
- Durma pelo menos 8 horas por dia.
- Não faça mais do que 3 exercícios para qualquer tipo de grupo muscular.
- Uma dieta equilibrada tem um papel importante na sua rotina, treinar duro e se alimentar mal pode levar a um overtraining facilmente. Coma muita proteína e carboidratos em todas as refeições.

O que fazer em caso de Overtraining?

- Se você acha que já está treinando em estado de overtraining por um período considerável, suspenda o treino por pelo menos 5 dias. Tente descansar o máximo possível, evite atividades físicas extremas nesse período.

- Se você acha que está apenas entrando em Overtraining, diminua os dias de treino e faça apenas treinos leves.

Os complementos alimentares devem ser vistos apenas como uma alternativa conveniente aos alimentos e não como uma solução mágica para ganhos mais rápidos. Para tirar o melhor desses produtos, é preciso usar de forma consciente e saber que só a dedicação nos treinos trará os resultados desejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário