sábado, 8 de outubro de 2011

ALIMENTAÇÃO APÓS O TREINO OU PARTIDA DE FUTEBOL!

Uma nutrição adequada deve ser sempre parte da rotina de um jogador de futebol, já que sua alimentação, principalmente a refeição pós-treino, irá influenciar seu desempenho para os próximos jogos/treinos e ser responsável por sua recuperação. A recuperação após os jogos é muito importante, afinal, os atletas participam de vários jogos num curto período de tempo. A maior preocupação é repôr os estoques de glicogênio (energia) e os líquidos perdidos.

 
Durante um jogo de futebol há um intenso gasto energético, porém, esse gasto dependerá da posição que o jogador está no time, a distância que ele percorre, o estilo adotado e a importância daquele jogo. Durante um treino ou jogo os atletas gastam em média 15kcal/minuto e os goleiros 5kcal/minuto. Então, se a reposição não for feita logo após, o prejuízo para saúde, desempenho e recuperação será grande.
Quais fatores melhoram a taxa de reposição de glicogênio?
1-   Estoques depletados durante o exercício;
2-   Consumo de carboidratos imediatamente após;
3-   Carboidrato de rápida digestão (sem fibras e sem gorduras);
4-   Consumo de 1,0-1,5g de carboidrato por kg logo após.

Quais fatores prejudicam a reposição de glicogênio?
1-   Lesões musculares;
2-   Demora no consumo de carboidratos após o término do exercício;
3-   Pequenas quantidades de carboidratos;
4-   Consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico;
5-   Exercício intenso durante o período de recuperação.

RECOMENDAÇÕES:
- Consumir alimentos logo após o término o jogo, principalmente fonte de água e carboidratos, exemplos: isotônicos, água de coco, pães e cereais (sem ser integral), frutas sem casca, massas, vitamina com leite de soja, bolo simples, etc.
- Focar nos carboidratos de alto índice glicêmico (rápida digestão e absorção), exemplos: mel, melancia, banana, macarrão, arroz, pão branco, batata inglesa, mandioca, etc.
- Fazer o cálculo: consumir de 1,0-1,5g de carboidratos por kg de peso.
- Suplementos também poderão ser utilizados após os jogos (antioxidantes, bebidas esportivas, creatina, maltodextrina, etc.), porém, esses necessitam de uma avaliação e prescrição individual feitos por um nutricionista esportivo.

REFERÊNCIAS:
BARROS, Turíbio L, GUERRA, Isabela. Ciência do futebol. Editora Manole, 2004.
BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.
GUERRA, I. SOARES, E.A., BURINI, R.C. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Rev Bras Med Esporte – vol. 7, nº. 6 – nov./dez., 2001

Giovana Guido
Nutricionista do Futebol Clube Paulista de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário