segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DICAS PARA UMA MELHOR RECUPERAÇÃO


Sessões de treino e competições podem fazer com que você se sinta totalmente esgotado. Se não se recuperar corretamente, você não estará pronto para ter um bom desempenho no próximo treino ou competição. A falta de recuperação adequada pode finalmente conduzir ao excesso de treinamento e falta de energia.

Qual é a melhor recuperação possível? Todos os sistemas do seu corpo devem retornar ao estado em que se encontravam antes do exercício. Você quer remover o ácido láctico e outras substâncias indesejáveis dos seus músculos, repor todas as fontes de energia que você gastou para se exercitar, reabastecer seus reservatórios de líquidos corporais, minimizar qualquer dano nos músculos ou articulações causados pelos exercícios e recarregar suas células cerebrais.

Aqui temos algumas dicas de recuperação que lhe ajudarão a sentir-se mais energético e pronto para conquistar o mundo.

NÃO DURMA EM SERVIÇO

Após o exercício exaustivo, não pare e descanse imediatamente. Você pode acelerar a remoção de ácido láctico de seus músculos se continuar a se exercitar em uma intensidade baixa por 10-20 minutos. Esse exercício de relaxamento pode ajudar a reduzir as sensações de rigidez que você pode vivenciar depois dos exercícios e é especialmente importante se sua próxima competição for acontecer apenas algumas horas depois.

 ALONGUE PRINCIPALMENTE DEPOIS DO EXERCÍCIO, NÃO ANTES

Alongue seus grupos musculares principais após o exercício de relaxamento para obter o máximo de benefícios do alongamento. Se alongar seus músculos, tendões e ligamentos agressivamente demais antes de começar o exercício, você arrisca danificar aqueles tecidos. É preferível esperar até que os tecidos estejam aquecidos pelo exercício para que você possa executar melhor os alongamentos que minimizarão a sensação de dores musculares e que podem ajudar a prevenir futuros estiramentos e outras contusões musculares.

 ABASTEÇA-SE RAPIDAMENTE

Os músculos estão preparados para a rápida recuperação das suas reservas carboidratos (glicogênio) como fonte de energia, portanto não espere para começar a ingerir alimentos e bebidas ricos em carboidratos. Pretzels, frutas frescas, barras energéticas, bebidas esportivas e mesmo doces como jujubas contêm carboidratos em grande quantidade.

 CARBOIDRATO É MELHOR, MAS UM POUCO DE PROTEÍNA NÃO FAZ MAL

Durante a prática de exercícios extenuantes, algumas proteínas musculares são quebradas. Para acelerar a construção das proteínas nos músculos durante a recuperação, coma um pouco de proteína. Para combinar o carboidrato e a proteína, experimente comer um sanduíche de presunto ou de atum. A maioria das barras energéticas contém carboidrato e proteína em quantidade suficiente para colocar seus músculos a caminho da recuperação. Alimentos como o leite, queijo, ovos, e milkshakes em pó pré-preparados fazem o mesmo.

 COMPLETE SEU TANQUE

Fluidos corporais são perdidos no suor e a reposição rápida desses líquidos é crucial. Eles são necessários para manter a volemia para que assim você possa levar oxigênio e combustível a seus músculos. Além disso, sem fluidos suficientes, você não consegue suar para ajudar a manter sua temperatura corporal em níveis seguros. Você deve "completar" a quantidade de líquidos corporais bebendo por volta de uma hora antes do exercício, procure repor o máximo perdido pelo suor e recuperar algum peso corporal perdido durante a atividade física bebendo enquanto se recupera.

 SAL É ÓTIMO

Quando você sua, seu corpo perde água e eletrólitos principalmente cloreto de sódio e um pouco de potássio. Se beber somente água pura durante o exercício e a recuperação, você terá dificuldade para repor os líquidos corporais rapidamente porque uma grande quantidade da água passará pelos rins para se transformar em urina. Você deve repor o sal junto com a água para neutralizar a desidratação. Especialmente se você for competir outra vez em algumas horas, considere usar bebidas esportivas durante a recuperação para a rápida reposição de água, sal, e carboidratos. Certifique-se também de acrescentar algum sal extra em seus alimentos às refeições, principalmente se você é propenso a ter cãibras.

 AUXILIARES NA RECUPERAÇÃO

Quando seus músculos e articulações estão doloridos após o exercício, você pode vivenciar os efeitos de processos inflamatórios e inchaço que surgem após pequenas lesões nos seus tecidos. Para minimizar essa inflamação, procure usar massagem, bolsas de gelo em torno de suas articulações, alternar banhos frios e quentes nas banheiras e doses pequenas de aspirina ou de outros produtos antiinflamatórios. Não espere milagres, essas técnicas podem não funcionar para você, mas muitos atletas as consideram úteis.

 DORMIR BEM

Uma boa noite de sono lhe ajuda a estar fisicamente e mentalmente preparado para a próxima sessão de treino ou competição. Você não consegue ter seu melhor desempenho quando não está alerta e é incapaz de concentrar-se no que faz. Alguns atletas conseguem dormir mal por um dia ou dois e ainda ter um bom desempenho, mas hábitos ruins de sono fatalmente conduzirão a um desempenho ruim. Portanto, procure ter uma rotina onde consiga dormir, pelo menos, 7-8 horas por noite para assegurar uma recuperação completa do último treino ou competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário