domingo, 9 de outubro de 2011

JOSÉ MOURINHO SOBRE PRÉ-TEMPORADA E PREPARAÇÃO FÍSICA

"Quando vejo referências as pré-temporadas de nossas equipes e me mostram imagens dos atletas correndo, trabalhando em espaços que não são o campo de futebol, desde a praia ao campo de golfe, me coloco a pensar que estes são métodos superados, para não dizer arcaicos."
Com as leituras baseadas na metodologia de treinamento usada por José Mourinho, estou me tornando um profissional mais crítico e atualizado.

Agora relatarei algumas palavras de José Mourinho referente a pré-temporada (lembrando que, daqui há alguns dias começa a pré-temporada na Europa e aqui no Brasil os clubes estão na inter-temporada). Vejamos o que pensa Mourinho:

"Quando vejo referências as pré-temporadas de nossas equipes e me mostram imagens dos atletas correndo, trabalhando em espaços que não são o campo de futebol, desde a praia ao campo de golfe, me coloco a pensar que estes são métodos superados, para não dizer arcaicos."

"A forma não é física. A forma é muito mais que isso. O físico é o menos importante na globalidade da forma desportiva."

"Não sei onde começa o físico e acaba o psicológico ou o tático. Para mim, o futebol é globalidade, e o jogador também e assim não consigo fazer a divisão."

"Eu não trabalho o físico. E quando dissem que o Porto está muito bem preparado fisicamente, refuto isso totalmente. O Porto utiliza uma metodologia que rompe com todos os conceitos tradicionais do treinamento analítico."

"Não creio, no futebol de hoje, em equipes que estão bem fisicamente e outras mal. [...] Há equipes adaptadas, ou não, a forma de jogar de seu treinador. O que nós buscamos é que a equipe consiga se adaptar ao tipo de esforço que nossa forma de jogar exige."

"Hoje, em minha metodologia, não há espaço para o preparador físico tradicional."

E aqui no Brasil parece que está metodologia está angariando adeptos, vejamos o que o professor Élio Carravetta, coordenador da preparação física do S.C. Internacional relatou:

"É até uma declaração forte, mas a preparação física como grande parte da sociedade pensa simplismente não existe. No futebol, ao contrário, o que se busca é o equilíbrio das qualidades físicas para melhorar o desempenho individual através de treinamentos técnicos, táticos, estratégicos e relacionais, e tudo isso pensando no rendimento coletivo das equipes."    

Lembrando que Mourinho também fala que essa divisão cartesiana não existe. O que existe é o Modelo de Jogo, e os treinamentos têm  que priorizar isso desde o primeiro dia da temporada. E sabe também que só o subordinar de todo o processo de treinamento e da supradimensão tática, isto é, a vivência/aquisição hierarquizada de seus princípios de jogo, o permite mobilizar a subdimensão física na singularidade que o seu jogar requisita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário