quarta-feira, 3 de novembro de 2010

VELOCIDADE NO FUTEBOL

          Velocidade no Futebol 
A velocidade é uma capacidade neuro-motora  indispensavel para o desempenho desportivo ,  tanto nos desportos coletivos como nas modalidades individuais. Nos desportos coletivos manisfeta-se sempre de forma complexa, ou seja, integrada com oas demais capaidades inerentes ao desempenho. Força/velocidade : resistencia/velocidade :  velocidade/reação, etc. Pensando nisso, há algumas definições que deixam muito clara a idéia de como começarmos a criar uma metodologia próxima do ideal para o treinamento no futebol, respeitando a especificidade da atividade competitiva.
·         Velocidade de percepção: Perceber as situações do jogo e modificá-las o mais rápido possível, muitas vezes mesmo sem tocar na bola.
·         Velocidade de antecipação: Capacidade de adiantar-se ao movimento do adversário ou do desenvolvimento do jogo.
·         Velocidade de decisão: Algumas jogadas não são realizadas não por falta de habilidade, mas sim por falta de decisão. Isso mostra que não é suficiente somente perceber algo, mas sim decidir rapidamente e objetivamente a jogada.
·         Velocidade de reação: Fintar, reagir às fintas, saídas rápidas em espaços vazios, recuperar bolas mal passadas, bolas que desviam, etc.
·         Velocidade de movimento sem bola (cíclico e acíclico): Deslocamentos repetidos em aceleração em espaços amplos para busca de melhor posicionamento, ou movimentos em pequenos espaços e ações isoladas com fintas, etc.
·         Velocidade de ação com bola: Inclui os componentes coordenativos e técnicos do futebol. Essa manifestação de velocidade tem por base a percepção, antecipação, decisão e reação.
·         Velocidade de habilidade: É a forma mais complexa da manifestação da velocidade. Não é definida somente pelas ações energéticas e musculares, pois para exercer a habilidade no esporte necessitamos de raciocínio técnico, ou seja, compreensão do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário