quinta-feira, 4 de novembro de 2010

HIDRATAÇÃO NO ESPORTE


          Hidratação no esporte e futebol
Um indivíduo adulto tem em média 70% de água em seu organismo, o que em uma pessoa de 60kg significaria, mais ou menos, 42L de água. Esta é responsável por várias funções essenciais:

• A água é o principal solvente do organismo, possibilitando a ocorrência das reações químicas;
• É pela água que são transportados os nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas;
• É essencial em processos fisiológicos, desde a digestão até a absorção e excreção de substâncias;
• Atua como lubrificante nos processos de mastigação, deglutição, excreção e nas articulações, entre outros;
• Auxilia na regulação da temperatura corporal;
• É necessária para o bom funcionamento dos rins, intestino e sistema circulatório;
• Mantém o equilíbrio dos líquidos corporais.
Tendo isso em vista, a ingestão de água também é essencial para a vida. Recomenda-se a ingestão de 2 litros ou 8 copos de água por dia. E lembrando-se que esta quantidade deve ser dosada durante o dia, já que o consumo de muita água de uma só vez também não tem utilidade para o organismo, e o excesso será excretado.
Já nos praticantes de atividade física e atletas, a ingestão de líquidos torna-se mais importante ainda, pois o atleta perde muito mais líquido e eletrólitos do que uma pessoa sedentária. Portanto, se não forem supridos corretamente, pode causar uma desidratação no atleta, trazendo comprometimentos a sua saúde, além de diminuir o desempenho físico.
Dependendo das condições climáticas e da intensidade da partida, as perdas de líquido pelo suor de cada jogador de futebol pode variar de 1 L até 4 L, e vários estudos relataram que, em média, os jogadores repõem algo em torno de 0% a 87% de sua perda de líquidos durante o jogo (Burke, 1997; Maughan e col., 2004).

A ingestão de líquidos para jogadores de futebol deve ser da seguinte forma:

ANTES DO JOGO 300ml de líquido 20 minutos antes do jogo.
200ml imediatamente antes.
DURANTE 150ml a 300ml a cada 15 minutos; 200ml no início do intervalo e a mesma quantia no final do intervalo.

- Ressaltando que cada um pode ter sua individualidade.

Durante o jogo o carboidrato é essencial como repositor energético e no retardo da fadiga, podendo ser então utilizado na hidratação em concentrações de 4 a 8%, segundo o "American College of Sports Medicine".
Para os praticantes de atividade física saberem se a quantidade de líquido ingerida está adequada, devem se pesar antes e depois da atividade e este peso deve ser mantido. Se o peso estiver abaixo, recomenda-se ingerir mais líquidos.
De forma geral, o importante é não se esquecer de tomar líquidos, mesmo quando não se tem sede, e para os que não têm o hábito de beber água, torná-lo um hábito.


Referências
http://nutrinet.com.br/artigos/a-agua-importancia-e-funcoes/
Burke, L.M. (1997). Fluid balance during team sports. J. Sports Sci. 15:287-295.
Maughan, R.J., S.J. Merson, N.P. Broad and S.M. Shirreffs (2004). Fluid and electrolyte intake and loss in elite soccer players during training. Int. J. Sport Nutr. Exerc. Metab. 14:333-346.

Nenhum comentário:

Postar um comentário